Urban Kiz II

60

minutos

Nível 2
Limite de Participantes
Professores

Urban Kiz [“URBAN” influenciado pela música urbana / “KIZ” influenciado pela música/dança Kizomba] é uma dança social dançada a par, que assume uma forte ligação às bases da Kizomba mas composta por uma estrutura de dança apoiada em 3 eixos fundamentais:Linhas, desconexão/conexão e transferências de peso.

Desenvolvido em França por 3 fundadores (Curtis Seldon, Enah Lebon e Moun) este novo estilo de dança teve as suas primeiras aparições na década de 2010, data onde não teria sido ainda oficializado o termo Urban Kiz. Inicialmente chamado de Kizomba French Style (associado à forma particular de dança de um dos fundadores, Curtis Seldon), a comunidade PALOP assumiu-se como crítica à utilização do termo Kizomba numa dança que se desvinculava totalmente da típica dança Angolana. Foi então que em meados de 2015, e com a necessidade de desassociar os dois estilos de dança, os fundadores atribuíram nome Urban Kiz tornando-o assim oficial e público. Inicialmente, em termos musicais, Urban Kiz não encontrava um padrão musical próprio pois era dançado em músicas de Guettozouk e remixes adaptados.
Mais recentemente o estilo adquiriu uma estrutura própria que é reconhecida pelos bailarinos em qualquer pista de dança. Ainda que seja um estilo musical reconhecido não existe actualmente uma categoria musical oficial para Urban Kiz.